WEG consolida estratégia como importante player No segmento de mineração.

WEG consolida estratégia como importante player No segmento de mineração.


A estratégia de negócio da WEG ao longo dos seus quase 60 anos de mercado sempre esteve pautada na oferta de produtos e soluções confiáveis, seguras, tecnológicas e de alto desempenho. Em particular para o segmento de mineração a WEG possui um olhar atento para as especificidades e duras condições ambientais da atividade e que ao mesmo tempo possibilite que o cliente tenha segurança operacional e facilidade em futuras expansões. Ainda, para garantir que os clientes tenham suas plantas operando com total eficiência, a WEG tem buscado customizar e otimizar as soluções, buscando flexibilidade, agilidade e suportar os requisitos e aplicações de cada operação minerária. 

Para colocar esses princípios em prática, a empresa tem se empenhado em desenvolver produtos e soluções que atendam as empresas independente do país em que o cliente esteja. Essa flexibilidade é suportada internamente por uma política integrada verticalmente. Ou seja, a WEG cuida de todos os componentes necessários para agilizar a entrega do projeto aos clientes de mineração. Para isso, a WEG implantou uma estrutura global com atuação própria (ramo comercial e industrial) em todos os principais mercados de mineração, além de uma rede global de assistências técnicas autorizadas.

O grande êxito em fornecimentos da WEG para o segmento de mineração Brasileiro foi fundamental na conquista de projetos globais com demandas ainda mais desafiadoras, desde grandes altitudes, desertos e ambientes com baixíssimas temperaturas. Muitos recursos provaram ser eficientes para serem aplicados em outros grandes e tradicionais países de mineração, como Chile, Austrália, Canadá e África do Sul. Além disso, todos os padrões internacionais são atendidos, bem como as necessidades específicas dos clientes em diferentes partes do mundo. Isso tudo foi essencial para se firmar como um player mundial.

Hoje a WEG oferece desde soluções de acionamento para bombas, ventiladores, britadores, moinhos, células de flotação até plantas de energia renovável (solar, eólica e hidrelétrica), subestações primarias e secundarias, Eletrocentros (E-houses em inglês). com CCMs, drives de baixa e média tensão, e um conjunto completo de solução para monitoramento remoto de equipamentos, agregando ainda muito mais valor à instalação.

A eficiência e disponilidade dos equipamentos de toda a planta (conhecidamente como a sigla em inglês OEE – Overall Equipment Effectiveness) tem sido fundamental neste cenário considerando os teores atuais do minério e a escassez de recursos de alta relevância como água e energia elétrica. Somente produtos com os mais altos níveis de segurança e eficiência prevalecem neste segmento. É com este olhar que a WEG tem como estratégia a customização e otimização de produtos para mineração, além de adicionarmos constantemente produtos ao portfólio, apontando para o status de  ser “one stop shop”. 

Ciente das necessidades específicas que cada segmento de mercado exige e avaliando o segmento de mineração em diferentes países, bem como nossa experiência em lidar com diferentes segmentos, o foco da WEG tem sido importante player nas áreas de britagem, transporte e cominuição (moinhos, bombas e flotação). Todos eles precisam de energia confiável de motores elétricos, inversores de frequência e redutores.

A WEG também mantém seu foco na infraestrutura de energia da mina, abrangendo soluções elétricas completas, da rede de alta tensão aos menores motores, passando pelas subestações, transformadores, eletrocentros, painéis de distribuição, CCMs e inversores de frequência para variação e controle de velocidade. A WEG possui larga experiência no fornecimento de Eletrocentros para a indústria de mineração utilizando tecnologia de ponta para construção, montagem e logística. Também oferecemos firmware integrado específico para os inversores de média tensão que é dedicado e personalizado para moinhos de rolos HPGRs, moinhos de bolas e SAG.

Além disso, a tecnologia se tornou uma parte importante das ofertas dos grandes players globais de mineração em termos de produtos e soluções independentes. A indústria hoje exige muito mais do que apenas equipamentos (hardware). Os dados são necessários, a conectividade é necessária, o monitoramento é necessário, os reparos remotos são necessários e é preciso encontrar maneiras de atender a todos esses requisitos. 

Recentemente a WEG lançou uma poderosa ferramenta que permite o monitoramento online de motores e inversores de baixa e média Tensão (Variable Speed Drives). Além do monitoramento online, o software WEG também possui módulos especializados que, por meio de IA e Aprendizado de Máquina, determinam as causas mais prováveis de algumas condições anormais de operação do equipamento, bem como fornecem aos clientes informações sobre a previsão de falhas que podem ocorrer. 

O software “WEG Motor Fleet Management” também possui modernos recursos de geolocalização que facilitam a localização dos ativos, mesmo em plantas multinível. Apoiando equipes e gerentes de manutenção, a ferramenta WEG ainda possui uma interface para registro e gerenciamento de eventos como alarmes e tarefas de manutenção permitindo aos usuários gerar KPIs e relatórios sobre os ativos monitorados. O WEG Motor Fleet Management também possui módulos de intercâmbio que permitem a integração, via API, das análises dos ativos de acionamento monitorados com outros sistemas de gestão de mina.