WEG fornece equipamentos para REPSOL.

WEG fornece equipamentos para REPSOL.


A WEG realizou, para a unidade da REPSOL em Sines - Portugal, o fornecimento de um motor síncrono Ex-p (com sistema de pressurização), 7,2 MW, 6 kV, 30 polos, e também do painel de excitação, desenvolvendo e implementando uma solução de automatismos de interligação e proteção. Este fornecimento chave-na-mão incluiu o projeto, fabricação e fornecimento do motor que requereu uma série de procedimentos, tais como: a remoção, acondicionamento e armazenamento do motor existente, a montagem e comissionamento do novo motor, o desenvolvimento e produção de um sistema de excitação, o controle do sistema de purga e de pressurização, a execução das necessárias alterações na cablagem para receber o novo sistema de excitação e por fim, a proteção do motor e das interligações com a sala de comando. 

O novo motor SEL 2000, 7,2 MW, 200 rpm, 6 kV, 50 Hz, com aproximadamente 57 toneladas foi fornecido para o acionamento de um hyper compressor de etileno da linha 2- PEBD, cuja pressão máxima chega a 2000 Bar. 

Um dos principais desafios deste fornecimento foi a substituição de um motor instalado há anos, requerendo uma primeira intervenção de levantamento dimensional do motor, assim como do estado das cablagens existentes; dos sinais para controle, proteção e do sistema de pressurização; do acoplamento ao hyper compressor; e a certificação do motor para as condições existentes. 

A este projeto está ainda associado a um cuidadoso estudo logístico por parte da WEG e da REPSOL, de forma a garantir a correta retirada e substituição do motor antigo, operação feita através do telhado. Aliado ao cumprimento dos mais elevados índices de segurança e respeitando o elevado peso das peças, altura e distância ao local, este fornecimento envolveu a utilização de uma grua com capacidade de içamento de 400 toneladas, demonstrando assim uma abordagem centrada no cliente e na experiência em fornecimentos de soluções personalizadas. 

O novo sistema de automação implementado, visa integrar o sistema de excitação, proteção e sistemas auxiliares do motor síncrono, de modo a possibilitar o funcionamento do mesmo dentro dos parâmetros de segurança exigidos pela sua certificação. 

Este sistema interage ainda com dois outros equipamentos responsáveis pelo controle de excitação e proteção do motor, assim como com o sistema de controle distribuído e com o sistema de disparo de emergência do cliente (DCS e ESD). Em termos técnicos, a interface homem-máquina baseia-se numa tela “touch screen” de grandes dimensões. 

Com a produção desta solução bem como deste fornecimento, a WEG reforça o seu know-how em soluções técnicas eficientes que satisfaçam as necessidades dos seus clientes. As soluções WEG, tanto na área da Automação como dos Motores, são desenvolvidas para os mais diversos segmentos de mercado, atendendo a requisitos de qualidade e performance. Estes produtos permitem ainda facilidades de montagem, instalação, manutenção, expansões futuras e intercambiabilidade.